Friday, January 20, 2006

Qual é a sua razão?

Domingo dia 22, dia de eleições.

Razões para não votar:
- Não gosto de nenhum deles.
Pois vote em branco e mostre que são necessários outros/novos políticos.
- Está tudo decidido.
Mentira; se eu, tu, aquele, todos não formos votar, não há eleição.
Não são as sondagens que elegem um candidato, é o voto de cada um e de todos os cidadãos.
- O Presidente não governa.
Mas pode demitir o Governo, dissolver a Assembleia da República e tem direito de veto, entre outros. Tem muita importância em Portugal.

Razões para votar:
- Faz bem à saúde.
Sair de casa de frente à televisão e caminhar um pouco.
- É um direito cívico.
Os portugueses que tantas vezes reclamam mais direitos, não exercem o mais importante de todos; o de votar e eleger.
- Direito a criticar.
Sou dos que pensa que só quem vota tem direito a criticar os governantes.
Quem não votou não abre a boca para criticar.
- Direito de expressão.
É a sua liberdade, quem vive em ditadura não vota.
Todos clamam por liberdade, (quero ser livre), mas não usufruem da sua liberdade para eleger quem os representa e governa.
Eu vou votar.

Qual a sua razão (legítima ou ilegítima) para não ir votar?

9 Comments:

At 3:39 PM, Anonymous Anonymous said...

Mais uma razão para ir votar:
é exercer um direito que em tempos foi um privilégio de classes!
Talvez um dia venha a ser uma obrigação de natureza fiscal dada a imensa taxa de abstenção. As receitas reverteriam a favor do défice!!:)
Isso também não, mas votar por internet já era uma boa ideia.

 
At 3:49 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu cá nao vou votar pela primeira vez. Nao vou porque esqueci-me de pedir os papeis para efectuar o voto à distância.
Mas tambem com candidatos destes e em que o tribunal dos nao sei quantos, nao autorizou mais uns nao sei quantos candidatos a participar onde inventaram mil e uma desculpas, todas na lei, com que vontade iria por eu uma cruz?
Deixem-se de tretas e abrem os olhos ninguem ia votar para que todos na Europa vissem a palhaçada que existe em Portugal e a começar pelas mais altas instâncias.

 
At 10:22 PM, Blogger Desambientado said...

Razões para votar:

Eu vou votar, porque gosto de ser sistemáticamente das minorias...

 
At 7:42 PM, Anonymous Anonymous said...

Apesar de concordar plenamente que se deve ir votar, acho que também é uma forma de liberdade o não ir votar. Eu por mim vou, talvez ainda um pouco indeciso, mas lá vou alegremente (isso não é uma inclinação de voto) dar a minha opinião!!! mai nada.

 
At 7:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Esqueci-me de dizer que acho muito importante a possibilidade de voto electrónico de forma a permitir que quem, por uma razão ou outra, não esteja na zona de residência habitual possa votar. agora sim: mai nada!!!

 
At 7:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Esqueci-me de dizer que acho muito importante a possibilidade de voto electrónico de forma a permitir que quem, por uma razão ou outra, não esteja na zona de residência habitual possa votar. agora sim: mai nada!!!

 
At 10:57 AM, Blogger melena said...

Eu

O tribunal "dos não sei quantos" é o Tribunal Constitucional.
Existem leis que regem a apresentação de candidaturas pois são necessária regras do jogo.
E temos de partir do pressuposto que essas leis foram respeitadas.

Quanto à palhaçada que existe nas mais altas instâncias (concordo que há) que acha que devemos fazer?

 
At 10:59 AM, Blogger melena said...

Capital(ista), Ambientalista e Nuno

Como vêm já são três que acham que a internet também podia ajudar a diminuir a abstenção.

 
At 4:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Quanto a essa palhaçada devia de haver uma avaliaçao (mas decente mas como aquela se faz na funçao publica)sobre o desempenho de uma das pessoas que lá trabalham.
De qualquer nao quero dizer que lá nao se trabalha ou que nao se faz nada, apenas digo que se a fiacalizaçao fosse maior melhores resultados apareceriam.

 

Post a Comment

<< Home