Far West
O Parlamento italiano aprovou ontem uma lei que legitima o livre uso de armas de fogo em legítima defesa, e anula o princípio de que a resposta deve ser proporcional.Qualquer pessoa que se encontre na sua casa ou local de trabalho e se sinta ameaçada, ou ache os seus bens ameaçados, pode reagir utilizando armas detidas legalmente. Até mesmo matar, a sua reacção será sempre considerada proporcionada.
A lei anula a noção de «excesso de violência» que seria apreciada em tribunal, podendo levar à condenação pela reacção defensiva.
A justa medida, a proporcionalidade, a adequação são princípios essenciais no direito, nas leis e em toda a vida em sociedade.
Tudo na vida é relativo, temos que pesar numa balança a defesa e o ataque.
Esta lei atribui o mesmo peso à vida e aos bens patrimoniais.
Falta de humanidade e de respeito pela própria vida, que no primeiro momento tenta defender.
Pode até aumentar os riscos para a integridade da própria vítima do delito. É o regresso à lei do mais forte.
Qualquer pessoa tem o direito de defender a sua integridade física e moral, tal como da sua propriedade. Está previsto na nossa legislação.
Não pode é para defender-se de uma agressão menor causar a maior das agressões – matar, (passamos da defesa à agressão). E com o efeito “bola de neve” em pouco tempo deixamos de poder distinguir ofendido e agressor.
Assim o vizinho para proteger as suas laranjas mata quem lá puser os pés.
Que falta faz o bom senso. E tudo isto aqui tão perto, tendo nós a mania da imitação.
Quanto pesa uma vida?
Uma nota final, os Palestinianos vão hoje eleger o seu parlamento. Oxalá o bom senso guie este povo que sobrevive no meio de uma das guerras mais violentas que perduram.
3 Comments:
Infelizmente, a notícia não me supreendeu.
Num mundo em que os valores fundamentais e orientadores da convivência humana cada vez fazem menos sentido, num mundo em que o egoísmo impera, tudo vale.
isso de haver leis muito estranhas é o que não falta por esse mundo fora (é só ver o irão a arábia saudita), agora em plena união europeia é que começa a ser preocupante. não é que nos outros sitios não seja, mas acostumei-me a pensar que por aqui (UE) não haveria esses devaneios estranhos. é a vida...
É uma noticia que se fosse lançada há alguns anos atrás chocava-me mais do que choca-me hoje.
É claro que as pessoas têm direito a defender-se e aos seus bens também mas temos que ter em mente como é efectuada essa defesa.
O pior será quando usarem essas armas sem ser para auto defesa......
Post a Comment
<< Home