Friday, December 23, 2005

O Natal salvo pela crise

Há dias li um artigo de um sociólogo onde reflectia sobre como a crise económica que atinge os portugueses pode ser o regresso a um Natal mais Natal.
Eu que sou um “Nataleiro”, e até por defeito pessoal, acredito que aquilo que fazemos, devemos fazê-lo por convicção só posso ficar feliz com um Natal mais Natal.
O Natal, até na origem da palavra, é “nascimento”.
É sabido que a data certa do nascimento de Jesus é assunto de discussão, mas é hoje assente que em Dezembro não foi de certeza.
A data neste caso é simbólica, interessa é recordar o nascimento de Jesus.
Por isso Natal é celebração do nascimento de Jesus. É esse o nome desta quadra.
Não estamos a festejar as compras, por isso não é o “Compral”.
Nem o nascimento dos presentes, se o fosse, a quadra seria o “Presental”.
Mas não, o seu nome é Natal; o nascimento, neste caso de Jesus.
É pena que seja necessária uma crise para que as pessoas comprem menos presentes e se façam mais presente.
Há maior presente que um voto de «Boas Festas»? Ou que um sincero «quando é que vais lá casa»? De um postal de Natal com dedicatória não uniformizada? De um abraço à saída da missa do Galo. Ou do «inaugurar» de um licor caseiro feito no Natal do ano passado?
Natal é isso mesmo: música de Natal, iluminação nas ruas, périplos pelos presépios, com bolo-rei e bacalhau da consoada, e a melancolia do sorriso de criança ao abrir as prendas.
E por uma só vez no ano, durante o Natal as pessoas lembram-se que são pessoas, que têm família, que o importante é o sentimento.
Natal é a renovação de um eterno desejo de Paz e de Amor, fonte de tudo o que há de bom no mundo.
Oiço muita gente mais velha a dizer “o Natal já não é o que era”. Acho que as pessoas é que já não são o que eram.
No Natal as pessoas até param um pouco para conversar. Conversar: esse hábito ancestral e em perigo de extinção, que qualquer dia serão necessárias “reservas de conversação” onde se guardem as pessoas que ainda sabem o que é conversar.
Basta de conversa! Um sincero voto de Santo Natal.

5 Comments:

At 3:56 PM, Blogger Desambientado said...

Bom Natal.
Se calhar convinha começarmos, e olhe que me parece existirem muitos interessados, a organizar já uma associação de luta contra a desvalorização humana do Natal.

 
At 9:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Absolutamente de acordo! Muitas das prendas não passam de uma "compensação" por mais um ano passado sem dar a devida atenção a determinada pessoa.

Votos de que a tua melhor prenda este ano seja o amor dos outros.

Carolina Almeida

P.S: Esqueceste-te de referir que o Natal é também dizer aos gulosos: "Olha passa lá por casa que tenho umas queijadas..."

 
At 1:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Tá excelente mané, este teu blog sobre o natal.
Da minha parte posso dizer que este foi o primeiro natal em que literalmente gastei dinheiro em prendas, visto que finalmente tenho um emprego bastante estável e que é bem recompensado em termos económicos no final de cada mês. No entanto, não foi por isso que vivi o natal com mais intensidade do que em anos anteriores, antes pelo contrário!!Vivi este natal como se fosse o último de todos, tentei aproveitar todos os momentos para estar junto de quem eu mais gosto. Talvez as saudades ajudaram um pouco a viver mais o natal de uma forma mais emocional, mas podem ficar sabendo que a minha melhor prenda este ano foi estar com a família e amigos de quem eu gosto muito.
Obrigada a todos pelos dias magnificos que passei entre sexta da tarde e terça de manhã.
a todos desejo um feliz ano novo e que este vos traga o que de melhor á no mundo, isto é amor e amizade.

ps:Desculpa não ter ficado o resto da semana com voçês, mas eu sou como voçês sabem uma pessoa de palavra e já tinha dito á chefe que trabalhava este fds, não gosto de desiludir as pessoas, ninguem mais do que eu gostava de ter ficado aí mais alguns dias!

 
At 3:25 PM, Anonymous Anonymous said...

Embora um pouco tarde, não posso deixar de fazer um comentário.
Este Natal, pela primeira vez na minha vida, passei-o sózinha, quer dizer sem a companhia de um "parceiro". E, pela primeira vez na vida, realizei que há gente por ai que passa o natal sozinho. Geralmente passava estes dias sempre numa azafama de casa em casa, de almoço para jantar...
Este ano, como estava sozinha no dia 25, sai para comprar cigarros e vi uma data de gente sozinha, a passear na rua. Pior do que isso, até vi gente a trabalhar porque não tinha com quem festejar...
É claro que eu sabia que havia gente que no Natal estava sozinha, mas acho que como se tratavam de anonimos, pessoas sem rosto, isso nunca me atingiu, até este Natal. Acho que para o ano, para além dos sms, dos mail, dos cartões e dos telefonemas, acho que, bem na vespera da vespera, vou parar um bocadinho, olhar bem a minha volta para ter a certeza de que não vou deixar ninguem sozinho.
Bem hajam e um prospero ano novo!

 
At 7:40 PM, Blogger melena said...

Bea

Infelizmente há muita gente que passa o Natal sozinha. Muita mais que possamos imaginar.
Além disso há muita gente que apesar de acompanhada se sente só no Natal (o que ainda é capaz de ser mais triste).
Cabe a cada e um de nós dar um passo para que ninguem fique quer sozinho quer só no Natal e durante todo o ano.

Com 1 abraço

 

Post a Comment

<< Home