Tuesday, December 13, 2005

"De Tanto Bater o Meu Coração Parou"

“De Tanto Bater o Meu Coração Parou”, realizado por Jacques Audiard, com Romain Duris, no principal papel é um bom motivo para sair de casa.
Primeiro que tudo, o seu a seu dono: este filme é um "remake" de "Fingers", de James Toback, protagonizado por Harvey Keitel.
Passando ao filme, este bom filme francês, é mais um dos bons filmes europeus que passaram nas salas de cinema durante este ano (recordo apenas o «espanhol» “Crime Ferpeito”).
Claro que muito do êxito de “De Tanto Bater o Meu Coração Parou”, é mérito do seu protagonista principal, também ele muito em voga em terras lusitanas "A Residência Espanhola" e “As Bonecas Russas” são bem a prova disto.
Mesmo sem nos convencer que Romain Duris saiba tocar piano, Tom, a personagem do filme, convence-nos e bem que o piano (música) está no seu sangue, (e sangue é coisa que não falta no filme).
Nele a música é algo de visceral, sentida no estômago, capaz de nos torturar na busca da perfeição e da beleza da arte.
E Tom não está sozinho nessa luta.
O amor entre Tom e a sua professora de piano nasce do amor de ambos pela música, e algumas das sequências mais engraçadas do filme residem aí.
Claro que o filme tem o cliché de «salvo pelo amor»; o bom bandido que Tom era, dá lugar ao incipiente músico, mas muito esforçado, que da sua arte quer fazer vida e que qual «cereja em cima do bolo» honra os laços familiares.
Apesar das circunstâncias adversas Tom acredita em si, na música, na beleza da arte para o arrancar do seu mundo vil, e ele acredita mesmo que vale a pena o esforço.
Digo é, que por este filme vale mesmo a pena sair de casa.

3 Comments:

At 8:17 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá!
Achei o máximo teres um blog!É a melhor invenção depois da roda!
E por causa dela (da ivenção) já fiquei curiosa acerca do filme.

Fica bem
May the force be with u!

 
At 1:29 PM, Anonymous Anonymous said...

"De tanto bater o meu coração parou"!!! so o tema enche-me de curiosidade! Aluga-o qq dia e surpreende-me...

 
At 4:31 PM, Anonymous Anonymous said...

Fiquei curiosa com o filme, espero vir a tempo de ver o filme.

 

Post a Comment

<< Home