Sunday, May 14, 2006

Cícero

Marco Túlio Cícero (Marcus Tullius Cicero), mais conhecido por Cícero, (Arpino, 3 de Janeiro de 106 - Formies, 7 de Dezembro de 43 a.C.) foi filósofo, orador, escritor, advogado e político romano.

Cícero nasceu numa antiga família do Lácio, a quem tinha sido dada a cidadania romana somente em 188 a.C. O pai proporcionou aos dois filhos, Marco e Quinto, uma educação muito completa, sendo Marco entregue aos cuidados do célebre senador e jurista romano Múcio Cévola. Viveu num período especialmente turbulento da história de Roma. Após o assassinato de Júlio César, enfrenta Marco António e é degolado a mando de Octávio quando tenta fugir para o Oriente. A sua língua e mãos foram expostas nas escadarias do senado.

Cícero é, com Demóstenes, um expoente da oratória clássica. Pela sua voz, postura, génio, paixão e capacidade de improvisação está dotado para o exercício da eloquência. São famosos os seus discursos contra Verres, em prol da Lei Manilia, contra Catilina, em favor de Milão e de Marcelo e contra Marco António. É autor de diversos tratados filosóficos sobre o Estado, o bem, o conhecimento, a velhice, o dever, e a amizade, que transmitem a tradição do pensamento grego. As suas próprias ideias sobre a arte da oratória, assim como uma história desta, expressam-se em tratados escritos de forma dialogada, como De Oratore, Brutus, Orator. Até nós chegam quase um milhar de cartas de Cícero sobre temas variados que constituem um valioso conjunto documental. Cícero desenvolve a prosa latina até a levar à sua perfeição, do mesmo modo que Virgílio e Horácio o fazem com a poesia.

Dele este pensamento bastante divulgado:
“A cara é o espelho da alma”

2 Comments:

At 11:50 AM, Anonymous Anonymous said...

Já estava com saudades de cultura grego-romana.
Lembrou-me as aulas de latim, naquela sala com uma espécie de afrescos no tecto.
Aprendi muito mais do que latim naquelas aulas....

 
At 3:25 PM, Blogger melena said...

isabelinha

sim, com a professa Margarida, aprendeu-se mto

 

Post a Comment

<< Home