Thursday, April 02, 2009

em que vai dar este julgamento?

«Isaltinar foi um belíssimo achado que Isaltino Morais inventou para uma das suas campanhas eleitorais (slogan em 2005: "Vamos isaltinar!"). Belíssimo, mas que eu não entendia. Até Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, ser agora julgado.
No julgamento, ele tem dito: 1) que as suas declarações de rendimentos "não correspondem minimamente ao meu património";
2) que ele declarava menos do que devia porque "[as declarações de rendimentos] nunca foram levadas a sério" (já agora, então, porque declarou sempre a menos e nunca a mais?!);
e 3) que "as sobras das campanhas eleitorais", anteriores a 2005, depositou-as na sua conta bancária da Suíça, não para "fugir ao fisco", mas porque "fiz o que toda a gente fazia."
Os pontos 1) e 2) dizem-me que "isaltinar" significa aldrabar o fisco. Não sendo o moralista que aqui vos escreve mas o amante de palavras, estou encantado.
Indo mais longe, o ponto 3) diz o que é uma isaltinação pegada. Definição de isaltinação pegada: não chega aldrabar o fisco mas é preciso aldrabar também o próprio partido, ficando-lhe com "as sobras."»

escreveu Ferreira Fernandes no DN

2 Comments:

At 2:25 PM, Anonymous Eu said...

Muito bem escrito.

Se isaltino nao for condenado nós tambem poderemos fazer o mesmo e recorrer dizendo se a ele nao foi condenado eu tambem nao poderei porque a lei é igual para todos?

 
At 3:46 PM, Blogger melena said...

em Portugal não há a regra do precedente, por isso acho que não ias ter sorte em invocar isso.

vamos a ver em que dá o julgamento

 

Post a Comment

<< Home