Saturday, April 14, 2007

dawn to dusk

tem mais de 10 anos, quando comprei o 1º cd que me lembra: “Mellon Collie and the Infinite Sadness” dos Smashing Pumpkins.
Nessa altura, ainda no liceu, vivia-se o auge da fama dos Smashing, o referido álbum era n.º 1 no “Top Mais” (hoje esse programa é intragável) e o single “1979” passava em rádios e tv’s.

Lembro-me que, nesse dia, depois de jantar me pus a ouvi-lo, e só acabei bem de noite, viciante (já não há noites como aquela).
Ouvi todas as faixas, do princípio ao fim, que loucura fazer um álbum duplo.
Lembro-me de pensar “que original”, era tudo tão diferente do que conhecia.
Tudo tão diferente do “1979” que era a única faixa que conhecia (loucura, loucura é comprar um albúm duplo de uma banda da qual apenas se conhece uma música).
Até as ilustrações que acompanham o livro do cd, são saídas de um mundo mágico.

Um álbum magistral, a música nunca mais foi o que era, os Smashing nunca mais fora os mesmos.
Para mim a partir dessa noite a arte – música nunca mais foi a mesma.

Ainda hoje o vídeo “thirty-tree” (lindíssimo) é do melhor que há.

Ao longo dos anos, e apesar de ter os outros álbuns, Mellon Collie, é o mais ouvido dos Smashing (quase impossível entre 28 músicas uma não ser apropriada aos diferentes estados de espírito)

A música dos Smashing para mim é magia, toca no fundo do ser, diz-me algo.
Por isso não me canso de os ouvir.
“and nobody nowhere understands anything about me and all my dreams lost at sea”.

Não é só música, só uma banda.
É a minha banda, a minha música. Sempre.

twilight to starlight

5 Comments:

At 5:05 PM, Blogger Carolina Almeida said...

Manel:
Nunca me lembro de ter lido uma dissertação tão apaixonada como esta sobre uma música, um cd ou uma banda.

:)

 
At 9:17 PM, Blogger nuno said...

Pois é isso. Também foi o primeiro cd que conheci (1979; tonight, tonight...). Mas entretanto fiquei a adorar Pisces Iscariot.

 
At 11:20 AM, Anonymous Anonymous said...

Uau!
Lindo

 
At 2:31 PM, Blogger nana said...

you bet.

não é "a" minha banda,
mas faz parte dos grupo d'
"as" minhas bandas.

unique.
forever.

:o)
x

 
At 9:37 PM, Blogger Maria Manuela Silva Luz said...

E mai nada.Não fosses tu um incondicional fã dos Smashing,até fizeste com que eu ouvisse.Bem homem,estavas inspirado quando escreveste sobre eles.
;-)

 

Post a Comment

<< Home