Tuesday, February 13, 2007

um desastre

Apenas 43.61% votaram no referendo.

Nas eleições, há quem desculpe a abstenção com:
- a corrupção, mentira e desilusão com que os políticos nos brindam.
- a desconfiança na política e nos partidos.
- os partidos serem todos iguais.
- e os candidatos não serem os pretendidos.

No referendo não há nada disso.
Qual a desculpa?

Fiquei ainda mais desiludido quando soube que nos açores apenas 29.50% votaram.

E foi sempre a piorar.
No concelho onde resido apenas 21.71%.

E qual cereja em topo do bolo.
Na freguesia onde votei apenas 21.43%.

6 Comments:

At 5:00 PM, Anonymous Anonymous said...

e na tua rua?

 
At 5:15 PM, Anonymous Anonymous said...

e em casa?

 
At 7:44 PM, Blogger melena said...

na minha rua n tenho dados.

em casa 40%

 
At 11:39 PM, Blogger Magia said...

Reflexo do povo que somos...

...apenas isso!

 
At 9:36 AM, Blogger Desambientado said...

A análise da abstenção é dificil, no entanto não podemos deichar de lado o facto de que nas autárquicas, eleições próximas do povo, que a abstenção não chegou a esse ponto.
Votei como sabes em branco, mas votei, porque era a única forma que tinha de manifestar a minha cidadania e discordar da forma como essa questão, importantíssima, estava a ser colocada. Tenho pena que se tenha voltado ao mesmo: um resultado não vinculativo e de onde sairão propostas baseadas naquilo que o povo pensa, continuando-se a pensar que abstenção é o mesmo que demissão de cidadania. Será que é mesmo? Tenho muitas dúvidas. Quem se abstém nunca nos vem explicar porque o fez..
Não vou fazer aqui um tratado sobre a abstenção, apenas quero deichar a questão: Afinal o que representa a abstenção numcaso destes? Haverá argumentos sólidos por detrás disso?

Bom Carnaval.

Félix

 
At 10:50 AM, Blogger melena said...

caro desambientado.

acho o seu caso um exemplo a seguir.

apesar de discordar da forma como a questão foi colocada. foi votar (em branco). foi um cidadão consciente.

sim, para mim a abstenção é demissão de cidadania.
há sempre o voto em branco para quem discorda do que é perguntado.

e falo pela experência ouvi dizer: "não vou, porque meu voto não faz diferença"
"não tenho nada a ver com isso"
"não tenho paciência".

e mais grave é que ouvimos isso das pessoas que mais criticam o estado das coisas.

tenho de concordar com a "magia" é o reflexo (pobre) povo que somos.

um abraço

 

Post a Comment

<< Home