Eric Satie
Eric Alfred Leslie Satie (Honfleur, 17 de Maio de 1886 – Paris, 1 de Julho de 1925) compositor e pianista francês.Excêntrico e irreverente, além de compor, Satie também gostava de escrever e fazer caricaturas.
Era famoso por possuir 12 fatos idênticos cinza de veludo e fazia colecção de guarda-chuvas e cachecóis. Detestava sol e tinha a mania de comida branca: arroz, ovo, coco, peixe, nabo, queijo entre outras.
Seu único amor foi a vizinha Suzanne Valadon modelo dos pintores Renoir e Degas. O romance, durou apenas 6 meses, Satie pediu-a em casamento logo no primeiro dia, mas ela acabou casando-se com outro.
Foi o inventor da música ambiente, que ele chamava de "musique d'ameublement". Segundo ele, era uma música que fizesse parte dos ruídos naturais e os levasse em conta, sem se impor, que tomasse conta dos estranhos silêncios e que neutralizasse os ruídos da rua. Não funcionava porque as pessoas insistiam em ficar quietas prestando atenção à sua performance. Daí que tenha gritado: "Falem alguma coisa! Mexam-se! Não fiquem aí parados só escutando!". Na época pareceu uma piada.
Dele: “Se queres viver por muito tempo, tens de chegar a velho.”
2 Comments:
Não conhecia.
Aqui é sempre um lugar de aprendizagem.
Gostei imenso da frase de Antero, que também não conhecia. É tão bom ter um lugar que nos chame à atenção para as questões clássicas, como se de novidades se tratassem.
desambientado
sem memória não temos identidade
no passado pode estar a solução para os problemas de hoje
Post a Comment
<< Home