Wednesday, October 25, 2006

conquista de Lisboa

A conquista de Lisboa aos Mouros começou a ser planeada logo após a Tomada de Santarém, a 15 de Março.
No entanto, só foi consumada a 24 de Outubro, consequência dos grandes confrontos que se deram entre o exército português, comandado por Afonso Henriques e auxiliado por Ingleses, Normandos, Aquitanos, Flamengos e Alemães e os Almocadéns mouros que ocupavam o Burgo

Foram realizados contínuos ataques e contra-ataques contra os Mouros, foram construídas poderosas máquinas de expugnação. Mas, quando já o desânimo se apoderava dos Cruzados, soubesse por um prisioneiro mouro que dentro das muralhas de Lisboa, os sitiados na praça, extenuados, sem víveres, sem munições, chegavam ao limite das suas resistências. Foram então redobradas as investidas e tomado o burgo de Lisboa a 24 de Outubro.

Pelo que; há 859 anos Afonso Henriques, a 25 de Outubro de 1147, fazia a sua entrada triunfal, à testa de um luzido cortejo de barões, cavaleiros e homens de armas.

4 Comments:

At 11:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Faltou-te referir a intervençao de Martim Moniz, que fica preso entre os portoes do burgo de LIsboa e assim permite muito mais facilmente a entrada das tropas portuguesas e consequente derrota dos Mouros.

É um dia historico mas pouco ou mesmo quase nada recordado pelos portugueses e lisboetas principalmente.

 
At 8:05 PM, Blogger melena said...

eu

a lenda de Martim Moniz é um caso a merecer atenção individualizada.

quanto ao resto, a falta de memória histórica ainda nos levará ao descalabro

 
At 8:57 AM, Blogger Desambientado said...

Quererá dizer que desde 25 de Outubro de 1147 que se fazia algo semelhante à Torres Gémeas? Com o andar da carruagem, qualquer dia, ainda alguém se lembra de erradicar da história o D. Afonso Henriques. Qualquer dia, só os Figos e os Cristianos Ronaldos terão que constar na lista dos grandes homens da Nação....

Um abraço

Félix

 
At 10:04 PM, Blogger melena said...

caro desambientado

isto até parece uma graça, mas;

para nossa desgraça, o país está reduzido ao futebol.

e o resto é cantigas

um abraço

 

Post a Comment

<< Home