Monday, June 15, 2009

Democracia obrigatória

Exmo Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores

Li há alguns dias na edição on-line do jornal o Público, que V.Exa defendeu “o voto obrigatório nas eleições em Portugal como forma de proteger a democracia”.

Há um primeiro ponto que me parece essencial: uma das mais democráticas formas de liberdade de expressão é precisamente não votar.

Depois consigo lembrar-me de algumas formas, talvez mais eficazes de proteger a democracia:
Políticos honestos e cumpridores da sua palavra, que não digam uma coisa hoje e o seu contrário amanhã.
Partidos que fossem capazes de se guiar pelo interesse superior dos cidadãos e eleger em tempo útil um novo Provedor de Justiça.
Governantes que não influenciassem o poder judicial.
Um Banco de Portugal que servisse realmente para fiscalizar e regular a actividade bancária e não apenas para sacar elementos de identificação aos clientes através dos Bancos, nem para que o seu Governador receba um chorudíssimo salário
Governantes tão generosos para com as pequenas e médias empresas, como para com o BPN e BCP.
Estado que se preocupa em que a Escola ensine a não passe alunos sem saber, apenas para apresentar boas estatísticas na OCDE.
E também seria eficaz não verificarmos que deputados, mesmo com muitas faltas às sessões, são reformados com pensões majestosas.

A nível regional proteger-se-ia a democracia se:

Deputados regionais não perdessem tempo, energia e neurónios a discutir a introdução da sorte de varas, mas sim soluções para os problemas que são muitos na região.
Não fossem praticados crimes de lesa Açores, como os do acesso à Fajã do Calhau, o do depósito de água em frente ao Sol Mar da Ribeira Grande, a lixeira a céu aberto nas Flores em área protegida, ou o do Casino em Ponta Delgada.
Existisse um mercado verdadeiramente liberal e concorrencial no transporte aéreo entre ilhas, que dispensasse os Açorianos da novela à volta do Atlântida.
E o nosso Governo Regional preferisse comemorar o dia dos Açores, numa das nove ilhas dos Açores, em vez de levar 200 convivas para o estrangeiro.
Se a isto juntarmos nas Europeias, a ideia de que a Europa é problema dos outros e que a grande inovação foi a duplicação da remuneração dos Eurodeputados portugueses, pois agora os Eurodeputados de todos os países vão ganhar o mesmo.
Pois temos bastantes ataques à democracia.

Bem sei que V.Exa enquanto Presidente do Governo Regional dos Açores, Conselheiro de Estado e dirigente nacional do PS, não consegue proteger sozinho a democracia destes males que elegi.
Mas como cidadão preocupado com o rumo desta democracia, partilho com outro cidadão preocupado a minha visão democrática.

publicado a 14 Junho, no Diário dos Açores

texto de minha autoria

7 Comments:

At 8:11 AM, Anonymous nuno said...

Concordo com o que é escrito. Fiquei foi na dúvvida da autoria do texto. Foste tu?

 
At 9:45 AM, Blogger melena said...

sim, é de minha autoria

 
At 10:04 AM, Anonymous nuno said...

Gostei do texto. A abstenção tão elevada também incomoda-me, por mostrar um grande alheamento das pessoas, mas voto obrigatório penso que não será a melhor solução.

 
At 10:47 AM, Blogger melena said...

para nim mem solução é

isso é cair mto perto de estados totalitários e controladores da liberdade pessoal

 
At 2:00 PM, Anonymous Eu said...

A abstençao demonstra desinteresse mas tambem descontentamento.

Concordo com oque foi escrito e acho que a soluçao pela politica chegar perto da população e mostrar que o povo é que é eleito e nao os suspeitos do costume.

 
At 9:41 PM, Anonymous nuno said...

Eu concordo que mostre descontentamento, mas penso que não é a melhor forma de o demonstrar. Permite que a decisão seja de outros, dos que votam. Se os que se abstem votassem branco, estes seriam maioritários. Assim sim seria uma enorme demostração de descontentamento.

 
At 9:36 AM, Blogger melena said...

claro que votar em branco ou nulo, é sem dúvida mostrar descontentamento

não votar, pode ser descontentamento ou falta de interesse


urgente é por outra gente a representar-nos

 

Post a Comment

<< Home