li e concordo
isto:"mas a bem da verdade diga-se que dificilmente uma escola poderia impor aos seus alunos o mesmo rigor que os treinadores impõem aos candidatos a jogadores profissionais pois logo se vaticinariam mil traumas às crianças em causa. O reverso de a escola não esperar grande coisa destes alunos é que lhes exige pouco e não lhes impõe nada"
e isto:
"honra seja feita ao mundo do futebol e doutras modalidades desportivas que, ao contrário da Escola e da Justiça, mandam os fatalismos sociológicos às malvas e fazem milhares de miúdos acreditar que podem ser os melhores do mundo. E sobretudo que não se chega ao topo por passagem administrativa e com muita caridadezinha"
pode ler-se neste texto
http://blasfemias.net/2009/01/16/e-se-o-ronaldo-nao-jogasse-futebol/#more-10408
até pode haver outras interpretações, mas parece-me que o essencial está naqueles dois parágrafos
7 Comments:
concordo no geral com o que está dito nestes parágrafos. o texto todo é bem mais manhoso...
Concordo com o texto no entanto as coisas nao sao bem assim, porque quem ja trabalhou com miudos no desporto sabem que quando nao ha resultados eles deixam de aparecer aos treinos.
Se pegar no exemplo vou dizer aos meus alunos para estudarem para serem como: O sócrates? a Ferreira leite? o Paulo portas? O louçã? Eu (prof)? como o Nuno crato (nunca ouvira m falar dele)?
O que eu queria dizer é que achar que todos os alunos estarão à priori em pé de igualdade independentemente do seu estrato social e económico é uma visão um bocado simplista.
à priori não estão no mesmo ponto de igualdade
agora a chamada de atenção do texto, e nisso concordo a 100% é que não se pode desculpar e deixar de exigir só por causa das condições sócio-económicas
mais...
todos têm potencial, e com esforço e exigência consegue-se superar muitas dificuldades
não exigir e desculpar, e passar administrativamente e sem mérito, como acontece é que não nos levará a nenhum lado
Muitos sabem que perdendo vao ir para turmas "PERES - Programas especificos de recuperaçao de ensino" onde tendo um programa facilitado e professor tem de facilitar.
Os novos alunos nao vêem que a escola é importante porque ouvem e sentem que a sociedade nao se mexe por notas de escola mas sim por favores e cunhas.
Existem alunos que à priori t~em melhores condiçoes no global mas que no fim ou durante a escola nao conseguem por em pratica todas as suas capacidades.
o factor C (cunha) sempre foi importante em portugal (infelizmente)
a educação (à imagem de tudo) entrou numa de facilitismo e de falta de autoridade
embalada em muitas teorias psicológicas e sociais da treta
Post a Comment
<< Home