Saturday, December 30, 2006

Pascal

Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme, 19 de Junho de 1623 - Paris, 19 de Agosto de 1662) filósofo, físico e matemático francês.

Publicou Essay pour les coniques (1640), contendo o célebre teorema de Pascal, segundo o qual: se os seis vértices de um hexágono estão situados sobre uma circunferência e os três pares de lados opostos se intersectam, os três pontos de intersecção são colineares.

Excelente matemático, especializou-se em cálculos infinitesimais e criou um tipo de máquina de somar que chamou de La pascaline (1642), a primeira calculadora manual que se conhece, conservada no Conservatório de Artes e Medidas de Paris.

Após uma "visão divina", abandonou as ciências para se dedicar exclusivamente à teologia, e recolheu-se à abadia de Port-Royal des Champs.
Como teólogo e escritor destacou-se como um dos mestres do racionalismo moderno e sua obra influenciou os ingleses Charles e John Wesley, fundadores da Igreja Metodista.

Estabeleceu o princípio de Pascal que diz: num líquido em repouso ou equilíbrio as variações de pressão transmitem-se igualmente e sem perdas para todos os pontos da massa líquida (princípio de funcionamento do macaco hidráulico)

Na mecânica é homenageado com a unidade de tensão mecânica (ou pressão) Pascal (1Pa = 1 N/m²; 105 N/m² = 1 bar).

Criou uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores, O coração tem razões que a própria razão desconhece, síntese de sua doutrina filosófica: o raciocínio lógico e a emoção.

8 Comments:

At 9:30 AM, Blogger Desambientado said...

De Pascal não me livro...tenho que explicá-lo centenas de vezes.

Está quase aí, mais um instante, um clic, que representa a passagem de ano. Por vezes pensamos que se trata de um clic mágico. Pois que assim seja 2007: um longo clic mágico.

Tudo de Bom.

 
At 12:35 AM, Blogger Maria Manuela Silva Luz said...

Pascal só lembra-me as aulas de Fisica,mas enfim foi uma cadeira que tive de fazer,ao menos o professor doutor Félix era simpático e paciente com os seus alunos.Agora o que não sabia era que essa afirmação era dele,o que prova que a fisica e o coração anda de mão dada.
Beijinhos

 
At 11:36 AM, Blogger melena said...

desambientado

esperemos então que seja mesmo mágico 2007

muita paz

 
At 11:37 AM, Blogger melena said...

miriam

quando se é grande é-se grande em tudo

viva pascal

 
At 5:49 PM, Blogger Rui Silva said...

E existe uma linguagem de programação chamada Pascal, em homenagem a esse grande maluco!

 
At 6:16 PM, Blogger Desambientado said...

Será mágico, se todos fizermos um esforço para o ser.

Um abraço.

 
At 9:06 PM, Anonymous Anonymous said...

ponteemanuel.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading ponteemanuel.blogspot.com every day.
instant loans
cash advance

 
At 9:26 AM, Blogger melena said...

thank you

 

Post a Comment

<< Home