Monday, September 04, 2006

Montesquieu

Charles-Louis de Secondat, senhor de La Bredé e Barão de Montesquieu, nasceu em 18 de Janeiro de 1689 perto de Bordéus, na França, e faleceu em 10 de Fevereiro de 1755, em Paris.

Político, filósofo e escritor, filho de uma família nobre, ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, actualmente consagrada em muitas das modernas constituições.
Teve formação iluminista com padres oratorianos, de modo que cedo se mostrou um crítico severo e irónico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero.

Montesquieu escreveu várias obras, a mais considerada “O Espírito das Leis” 1748. Ganhou notoriedade e exerceu notável influência. Contribuiu também para a Enciclopédia e foi uma das maiores figuras do Iluminismo.



“A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”

4 Comments:

At 7:55 PM, Blogger Carolina Almeida said...

Se me permites, aqui fica um citação do senhor em questão, que acho ser muito pertinente.

"Uma coisa não é justa por ser lei, mas deve ser lei por ser justa."

(estava no meu livro de História quando dei o Iluminismo no 8º ano)

 
At 4:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Gosto mais desta frase, Carolina.

No entanto se me permites, o que é ser justo?
Para uns ser justo é ser injusto para outros....

 
At 5:12 PM, Blogger melena said...

carolina e "eu"

uma definição corrente de justo é:

"justiça é dar a cada um aquilo que lhe é devido"

 
At 4:19 PM, Anonymous Anonymous said...

Quando dar a um individuo é justo tornando-se nesse mesmo instante injusto perante os outros.
Essa coisa de justiça tem muito que se diga

 

Post a Comment

<< Home