Friday, March 31, 2006

Romeiros

Na manhã de sábado dia 25 estava a entrar em Ponta Delgada e deparei-me com um rancho de romeiros.
Romeiros (manifestação de fé exclusiva da ilha de São Miguel) são grupos de homens que durante uma semana percorrem a pé a ilha rezando e cantando os seus ritos próprios, acontece apenas durante a Quaresma.

Na altura fez-me impressão.
Um grupo de romeiros, algo que parecia saído do passado, a rezar pelas ruas de uma cidade, expoente máximo do progresso.
São um modo de encarar a fé muito próprio. É um acto público como nenhum outro, homens rezam e cantam pelas ruas. É um sacrifício que se sofre na pele, durante uma semana percorrer a pé a ilha, numa altura em que ainda chove com bastante regularidade e o vento não se coíbe de fazer a sua aparição, não será pêra doce.

Nos últimos tempos algumas vozes se levantaram a criticar alguns romeiros, os que participam como se fosse turismo ambiental ou até como moda.

Vem isto a propósito de hoje os meninos da 4ª classe do colégio e outras escolas de PDL terem encenado um rancho de romeiros.
Vestidos a rigor, com bordão e tudo, saíram da sua escola e dirigiram-se à igreja matriz entoando os cânticos da praxe.

Á primeira impressão disse logo que era fantochada, uma oportunidade apenas para as mães babadas tirarem fotos aos seus rebentos e enxovalhar os que são romeiros a sério.

Uma mãe babada explicou que era um modo de os “romeiros a brincar” aprenderem (não lhes bastava uma explicação?) e experimentarem (um passeio de meia hora não é uma semana ao sabor das intempéries!) o que é ser romeiro.

A romaria é uma manifestação de fé, e a fé é algo profundo, duvido que um menino da 4ª classe já a tenha abraçado em consciência.
Parece-me folclore, e de folclore já devia o povo estar farto, mas não está. (perdoe-me a mãe babada o desabafo).

13 Comments:

At 3:42 PM, Anonymous Anonymous said...

Concordo contigo.
Romeiros é algo profundo. Tem de ser algo que veha de dentro. Temos que nos sentir motivados para fazê-lo.
Aquilo que os miudos fizeram é ridiculo. è como dizes flclore.

 
At 12:04 PM, Blogger rita said...

a mim não me choca que se explique aos miúdos o significado de ser romeiro, nem me choca que se faça uma mini-romaria, desde que feito com todo o respeito e seriedade(mesmo tendo em conta que são crianças que, dificilmente, compreenderão na totalidade o que estão a fazer, mas é uma maneira de começarem a perceber esta tradição).
o que me choca é o folclore (como bem dizes) que os paizinhos fazem com o fenómeno, não sabendo distinguir o que é uma demonstração séria de fé, de um cortejo de folclore, tirando fotografias e fazendo um triste espectáculo da situação.
ou seja, muitos pais não distinguem as expressões de fé, nem sabem educar os miúdos a terem o devido respeito por estas situações, aproveitando para mais uma demonstração de exibicionismo infantil.

 
At 5:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Já ouviu a expressão "aprendendo a bricncar" ou terá de ser tudo chato

 
At 10:51 AM, Blogger melena said...

anónimo

nunca confundir chatice com seriedade.

nem todos acham que tudo na vida pode ser um reality show.

 
At 2:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Quando andei no colegio, tinhamos que ficar horas dentro de uma sala de aulas, a aprender o catecismo!!!!
Os miudos, (que por acaso não eram da 4ª classe, mas sim os da "pré" -cinco anos) antes do "passeio", preparam uma data de "trabalhos" sobre o tema e foi-lhes contada a historia dos romeiros e sua tradição. Quer queiramos ou não, nos romeiros, vão pessoas, com diversas motivações; umas porque foram habituadas e repetem o que ja os seus pais faziam, outros porque é "chique" e outras por expressão maxima da sua fé.
São miúdos que não só aprenderam que existem formas colectivas de expressarem a sua fé, como tambem aprenderam a tradição do acto. Eu respeito muito os romeiros. O pai do meu rebento, chegou a ir nos romeiros e regressou a casa com os pés em "carne viva" mas fez todo o percurso a pé e nunca desistiu. Sei bem o que lhe deve ter custado e tenho acerteza de que não foi o unico. Se as crianças podem aprender "ciencias" brincando, matemática brincando, porque não podem aprender o valor da fé brincando????? Quanto as fotografias, será assim um crime tão grande, registar esta experiencia nos albuns de fotos dos pequenotes?

 
At 2:52 PM, Blogger melena said...

mãe babada

obrigado pelo assunto e pelo comentário.

o comentário começa pela questão do ensino.
e nesse campo penso que fomos do 8 (um ensino rígido e quase religioso) para o 80 (um ensino demasiado flexível).
Basta ver o papel do professor que de autoridade implacável passou a enxovalhado e mesmo agredido.

Quanto às diferentes motivações dos que vão de romeiro, continuo a pensar que "ir para passear2, há outras maneiras de passear.

Quanto ao mais é a cultura do "tudo o que é pequeno é giro".
Da qual nunca fui adepto.

 
At 3:33 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora bem! O Colegio de S. Francisco Xavier, está de parabens!!!! Foi uma excelente ideia este "passeio" dos pequenotes!!!!
Isto porque, do passeio, nasceu este post; deste post os comentários e assim se repensa a fé, as tradições e a educação.
Quanto à educação, esta uma vergonha mas tambem pudera! Mas fiquemos por aqui que tem tanto que se falar que nunca mais sairiamos daqui!!
Quanto à cultura do "tudo o que é pequeno é giro" isto, meu amigo... falamos quando fores pai!!!!

 
At 3:34 PM, Anonymous Anonymous said...

o comentário anterior é da mãe babada que como sempre, carrega no enter nas alturas mais improprias!!!!!

 
At 3:42 PM, Blogger melena said...

mãe babada.

cuidado com os enter.

sim, pelo menos fez pensar.
quanto ao resto, veremos :)

 
At 1:22 PM, Anonymous Anonymous said...

Nao pude fazer comentarios porque nao tive, mas já voltei.

Melena,
concordo contigo em quase tudo, ou seja, so nao concordo contigo na parte onde dizes que nao és adepto do "tudo o que é pequeno é giro". Temos que ver que ha situaçoes em que é giro mas nesta dos romeiros tens razao.

Mae Babada,
Nao vamos discutir a educaçao, mas podemos pensar que é giro e bonito mas os miudos nao conseguem compreender a motivaçao dos romeiros. Os que vao pela fé, é algo profundo. outros vao pelo espirito que um dia sentiram quando foram pela fé. Para passear ainda nao conheci ninguem, porque geralmente desistem a meio.

 
At 1:24 PM, Blogger Desambientado said...

Melena

Desde criança que as famílias e o estado educam as crianças ensinando-lhes tudo o que os adultos fazem. A escola serve para ensinar às crianças coisas de adultos. Tenho dificuldade em percebr, neste contexto, onde acaba a fotochada e começa a educação. Se os romeiros estão enraizados nos costumes e crenças do povo micaelense, não vejo nenhum inconveniente que se ensine isso às crianças. Posso mesmo discurdar das questões religiosas que lhe estão subjacentes, mas não será uma questão de respeito aceitar que as pessoas manifestem a sua cultura e reliogidade desde crianças, e que ensinem isso ao seus filhos?
É uma pergunta e não uma crítica, porque aceito ambos os pontos de vista.

 
At 2:11 PM, Blogger melena said...

Caro desambientado

O que está em causa não é o ensinar as tradições.
Acho mto bem que se ensine as tradições.
Penso é que podiam aprender de forma menos folclórica.
Nem tudo, o que aprendem, encenam.

Até porque assim faz-se algo que deve ser feito com convição mto profunda de um modo "televisivo".

Como escrevi no comentário ao anónimo: seriedade não é igual a chatice.
E nem tudo é 1 reality show.

Não sei se transmito a ideia que tenho no pensamento, mas é mais ou menos isso.

PS: Uma crítica é tão bem vinda como 1 pergunta.

 
At 11:23 AM, Blogger Paulo said...

Independentemente do que foi dito aqui nestes comentários, ser Romeiro, para mim, é uma questão de Fé e não de passeio ou outra coisa qualquer mas, sem muito bem que existem pessoas que vão em romarias, por outras razões, no entanto, penso que após 1/2 dias de caminhada esse "passeio" passa a ser algo mais que isso, passa já mais a um campo espiritual quiçá "transcendente". Quanto à encenação, na verdade, as crianças não têm a maturidade para perceberem a razão da existência dos romeiros e suas romarias mas, se lhe forem explicadas as razões, alguma coisa fica, já quanto aos pais, esses por vezes são "piores" que os filhos. Uma foto em que eles trajam a rigor é bonito para por na sala em local de destaque, há é que saber o proposito dessa mesma foto, isto é, se tirada como "uma oferta por pagamento de promessas" ou se "mais uma foto para o album da familia". Por vezes, situações como esta, fazem a diferença entre uma vocação (e não me refiro apenas a ser sacerdote) e um seguir a vida à margem de Deus.

À margem disto, e como no ano findo recomeçaram, após longas décadas de paragem, na ilha terceira recomeçaram. Caso tenha interesse, poderá consultar o site http://www.romeirosterceira.blogspot.com

 

Post a Comment

<< Home